A melhor das preparações, até o momento!

3

30 de janeiro de 2010 por Felipe Tavares

Nas minhas “férias forçadas” eu enfiei de cabeça neste livro:

Alma de um chef – Viagem para a perfeição – Ed. Senac São Paulo

O autor nos conta três histórias que ele acompanhou beeeem de perto:
– a de um grupo de chefs que tentam tirar o CMC – Certificação de Master Chef no maior e melhor centro de culinária do mundo o CIA – Culinary Institute of America;
– a história do chef Michael Symon e seu agradável restaurante o Lola Bistro and Wine Bar
– e a história daquele que foi e ainda é na opinião de muitos, o melhor chef do mundo, Thomas Keller, chef proprietário do maravilhoso, estupendo, inacreditável, incrível, meu sonho de consumo, o The French Laundry.

Para quem quer conhecer sobre a vida dos chefs, como funcionam seus restaurantes, os desafios, as conquistas e também seus fracassos, aconselho muuuuito a leitura desse livro.

Na história do CIA, eu ficava encantado como o autor descrevia as terrines que os alunos tinham que preparar, como elas ficavam lindas e como, às vezes, elas ficavam horrorosas para os padrões mega-exigentes do CIA. A partir desse momento, me tornei um fã de terrines.

Para quem não sabe o que é uma terrine, é um tipo de mousse que pode ser quente ou fria utilizando-se dos mais diversos ingredientes: carnes trituradas de todos os tipos, legumes, vegetais, queijos bla bla bla! O mais importante é que terrine DEVE ser feita em fôrma de bolo inglês(veja vários modelos de fôrmas aqui) e ela deve ser lisinha e ter uma consistência firme para se cortar as fatias. Se não for feita em fôrma de bolo inglês, a preparação chama-se mousse. Veja algumas terrines:

Terrine de fois gras(fígado inchado de ganso). A mais difícil, mais cara e a mais saborosa de todas as terrines! Reparou como ela está perfeita?

Terrine de pepino com camarão. Deliciosa!
Terrine de alguma carne ou seria salmão?rs

Agora que você já sabe o que é terrine, vamos para um outro detalhe muito importante das terrines, o aspic, ou seja, a cobertura delas.

O aspic decora a superfície das terrines de uma forma maravilhosa. A base é feita de gelatina incolor e acrescenta-se ervas, especiarias, flores e etc para decorar. Veja alguns exemplos:


Lembrando que o aspic deverá ser feito primeiro e colocado na forma antes de se colocar a terrine para que na hora em que se for desenformar, ele fique por cima.
Pronto! Agora você virou quase um perito em terrines e aspics! rs Ah, você quer que eu conte a receita e como foram as receitas das terrines que já preparamos? Só no próximo post, porque esse já ficou imenso!rs Que bom que você leu até aqui! rs

Best regards,

Felipe Tavares

Anúncios

3 pensamentos sobre “A melhor das preparações, até o momento!

  1. SABORES REAIS disse:

    Parabéns pelo seu blog cara. Minha história é um pouco parecida com a sua,formado em fisioterapia fiz um curso de cozinheiro e larguei tudo para trabalhar com gastronomia.As vezes me pergunto, quando olho a pia cheia de loça e panelas, o que estou fazendo aqui.Mas no outro dia entro na cozinha feliz da vida.Também tenho um blog, se quizeres conhecer é chefconfeiteiromarciolopes.blogspot.com

  2. Márcio,Gostei muito do seu blog, só pratos deliciosos! Sério que vc tb é um maluco que largou tudo? Bacana demais, a cada dia percebo como é "normal" ter trocado radicalmente de carreira para ir pra cozinha…É claro que tem as partes tensas, mas vale mto a pena!Obrigado pela visita!Abraço,

  3. Olá Felipe,Tenho um primo exatamente com o mesmo nome que o seu Felipe Tavares….rsrsrsCurti muito seu site, mto mesmo!estou no 1a ano de gasstronomia e meu rumo e objetivo é igual ao seu…largar tudo para cozinhar ate morrerrrrrr….rsrsPena que vc nao atualizou mais seu blog….pois esta otimo!!!!abs,Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 312 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: