A Bíblia dos Cozinheiros

6

24 de março de 2010 por Felipe Tavares

Atualmente temos milhares de opções de livros sobre culinária. Dos assuntos mais específicos como culinária da Oceania até aqueles que prometem te transformar em um chef. Mas nesse universo literário gastronômico, qual livro realmente vale a pena comprar?

Se você quiser comprar um único livro para toda sua vida, no qual vai abordar todos os assuntos: da classificação de todos os alimentos até as técnicas mais elaboradas de preparo, compre o Chef Profissional, do Instituto Americano de Culinária(a melhor escola atualmente).

                                          Item obrigatório para consulta em qualquer cozinha

Com mais de 1.200 páginas e quase 5kg(rs), o livro tem tudo que você vai precisar saber para ser um excelente cozinheiro. Não é a toa que se tornou um best seller, impossível de se achar nas livrarias. Acho que nem eles esperavam este tremendo sucesso aqui no Brasil. Ainda bem que minha mãe me deu no último Natal, senão eu estava igual alguns colegas da minha sala, caçando o livro desesperadamente nas livrarias de BH.

Não é um livro de receitas, claro que tem centenas delas, mas o foco do livro são as técnicas internacionais de corte, cocção, mise en place, garde manger, etc. que nos auxiliam em qualquer tipo de receita. É um livro de consulta para sempre que bater aquela dúvida cruel, você pede socorro à ele. E pode ter certeza que ele vai te salvar. Eu fico igual criança com o meu, toda hora abro num capítulo aleatório e começo a estudar. Ainda mais agora que estamos na reta final do curso e iniciamos a matéria de saucier – molhos, a mais tensa e complexa do curso.

Fiz uma busca rápida do livro na net e encontrei à venda na Siciliano por R$200,00. Tá caro, o preço médio é R$150,00, mas pelo menos eles têm disponível, coisa rara.

Abraço,

Felipe Tavares

PS: Saí do Pondicherry por motivos pessoais…Estou com umas idéias meio malucas ultimamente…rs
Anúncios

6 pensamentos sobre “A Bíblia dos Cozinheiros

  1. silvana disse:

    Oi lipe.Esse livro que te dei de presente se tornou mesmo uma biblia pra você. E como você sempre foi um ótimo leitor nem fica difícil vc ler as muitas páginas dele e o melhor: aprender com todas elas.Beijo grande filhoMamãe

  2. Oi Felipe, adorei o blog, parabéns!! Vou acompanhar fielmente.. Beijos!!!

  3. Jhonny Schaper disse:

    E ae Felipe, o que você me diz sobre o Le Cordon Bleu – Técnicas culinárias essenciais? Abraço

    • Jhonny,
      Este livro também é excelente! A vantagem do “Chef Profissional” é que ele é mais atual e contempla novas técnicas e receitas.
      Abs.

      • Jhonny Schaper disse:

        Bom dia Felipe, eu comprei a versão mais atualizada do Le Cordon Bleu, lançada em 2010, mesmo assim o CHEF é mais atualizado? Abç e tenha uma bela semana!

      • Não conheço esta edição Johnny, mas acredito que ela deve ser bem mais atualizada!
        O negócio é que o CIA tem sido eleita a melhor escola de gastronomia do mundo há alguns anos. Por isso, muitos acabam usando os livros deles como referência. Mas o Cordon Bleu é uma das mais tradicionais tb!
        Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: