Dia de pizza

2

27 de abril de 2010 por Felipe Tavares


Seguindo o conselho da minha irmã que sempre fala que eu devo escrever mais aqui, descrevo a receita de uma massa perfeita para pizza que aprendemos nos últimos dias de aula com o instrutor Uriel Augusto do blog Cozinha Infame.


Massa básica para pizza
Rendimento: 3 pizzas de 35cm
Ingredientes: 

1kg de farinha de trigo
550ml a 650ml de água. Vá colocando aos poucos para não ter erro.
20g de sal
30g de açúcar
30g de fermento biológico
50g de manteiga
1 ovo
Modo de preparo
Misture a farinha de trigo, açúcar e o fermento. Dissolva bem o fermento para não ficar bolinhas.

Acrescente a manteiga e o ovo. Misture.
Adicione a água em três etapas. Coloque a 1ª parte e vá trabalhando a massa, coloque a 2ª e misture e por aí vai, até dar ponto. “Quando você achar que a massa deu errado, não se preocupe, o ponto é esse mesmo!” kkk Adorei quando o Uriel falou isso. Acrescente o sal e trabalhe a massa. 
A massa tem que ficar lisinha, sem rachaduras ou pedaços de farinha. Por isto, sove bem.



Corte a massa em pedaços, faça bolinhas do mesmo tamanho(+-300gr), passe um pouco de óleo por cima delas, coloque um plástico úmido por cima e deixe descansar por 15min em um tabuleiro untado com óleo. Veja +- na foto ao lado como elas devem ficar.



Abra a massa moldando primeiro as bordas de acordo com sua preferência. Se elas serão tipo Pizza Hut:

 Ou assim:
Recheie e asse em forno quente.
Adoro pizzas caseiras, elas ficam bem mais saborosas, você não fica preso aos sabores das pizzarias e pode criar pizza do que tiver em casa. Lembro que há alguns anos, minha mãe descobriu uma receita perfeita de massa e ficamos fazendo pizzas todas as terças-feiras durante quase um ano! Era cada invenção que saía…Hummm que saudade!rs

Dicas:
– Ao invés de usar somente água, você pode dividir a proporção de líquido acrescentando leite, coca-cola, cerveja, etc. Mas a proporção de água deverá ser sempre maior.
– Você pode substituir a manteiga por azeite extra-virgem para dar mais sabor.



Abraços famintos,


Felipe Tavares


Ps: Agradeço muito ao Cláudio Salomé que foi da minha sala e as suas anotações valiosas que me ajudaram a escrever este post.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dia de pizza

  1. silvana disse:

    Oi filhinho,realmente nossos noites de pizzas eram maravilhosas, a gente fazia grandes maravilhas. Só que com o passar dos meses percebi alguns muitos "quilinhos" extras por causa das pizzas e então… parei!! mas vou voltar qualquer dia desses.Te amo Mamãe

  2. ju disse:

    às vezes me arrisco a fazer pizzas. Já experimentei N receitas e vou experimenter essa que você sugeriu. As que ficam melhores são as que asso no forno do fogão de lenha e numa pedra já aquecida. Mas o segredo da boa pizza é assar bem rápido e sem o recheio (cobertura) "molhar" a massa. Só em grandes e quentíssimos fornos…Uso, invariavelmente, a minha máquina de fazer pão para fazer a massa. Ela sova muito melhor que meus velhos e cansados braços e a massa fica cheia de bolhas. .É uma das melhores aquisições dos últimos tempos pra minha bem montada cozinha.Já tenho essa máquina há uns 3 anos e a uso pelo menos uma vez por semana. Pra massa de macarrão é muito boa, mas aí sovo pouco… Seus livros de receitas esão separados e à sua disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: