O que tem pra jantar? Batatas!

3

1 de junho de 2010 por Felipe Tavares

“Batata nunca é demais!”. Assim como azeite, manjericão, bacon, queijo…Eu e minha namorada sempre falamos isso quando gostamos muito de um ingrediente. Então, já que ela é tão fanática por batatas, segue um post com 3 receitas sobre este vegetal tão popular no Brasil e no mundo.


Medalhão de batatinhas
Ingredientes(4 pessoas)
20 batatinhas
1 pct de bacon em fatias
Salsa repicada
Azeite
Açafrão
Sal


Modo de fazer
Cozinhe as batatas al dente em água fervente com um pouco de açafrão para elas ficarem amarelinhas. Escorra a água e as regue com azeite, misture a salsa bem repicada e uma pitada de sal.
Enrole as fatias de bacon na batatinha e finalize no forno até que o bacon doure.
Esta receita eu vi em um dos milhares de livros que a Julieta me deu no nosso último chá da tarde. Ficou delicioso!


Batatas ao murro
Excelente receita portuguesa! É cômico ficar dando socos nas batatas, mas o resultado é maravilhoso!
Ingredientes (4 pessoas)
6 batatas médias
Alecrim
Queijo(parmessão, gorgonzola, cheddar…)
Sal grosso


Modo de fazer
Cozinhe as batatas, al dente para variar. Dê um choque térmico nelas com água gelada. Enrole um pano de prato nas mãos e soque as batatas!rs Vá com cuidado para não destruí-las, é só uma amassada de leve. AH, cuidado para não queimar as mãos.
Coloque o queijo sobre elas, o alecrim e boas pitadas de sal grosso. Leve ao forno até que o queijo derreta e as batatas estejam cozidas.


Assadeira de batatas ao perfume de sálvia e tomilho

Ingredientes(4 pessoas)
1kg de batatas
200g de manteiga
2 colheres de farinha de rosca
Sálvia repicada
Folhas de tomilho
Sal


Modo de fazer
Descasque as batatas e lave-as. Seque bem com papel toalha e corte em fatias finas, tipo chips.
Unte um tabuleiro com manteiga, espalhe a farinha de rosca e faça uma camada de batatas. Polvilhe a sálvia, folhas de tomilho, uma pitada de sal e pequenos pedaços de manteiga. Repita o processo até finalizar com as batatas.
Sobre a última camada, coloque pedaços de manteiga e leve ao forno por 1h. Finalize com as ervas.


Quanta batata…Mas fala que não é uma delícia? Nunca é demais mesmo! Se souber de receitas diferentes com batatas, deixe um recado!


Abraços gulosos,

Felipe Tavares

Anúncios

3 pensamentos sobre “O que tem pra jantar? Batatas!

  1. hummm.. você me lembrou de uma batata que minha mãe fazia, não tão chique quanto as que postou, mas deliciosa! Chamavamos carinhosamente de "batata a la Inês", obviamente, nome da senhora minha mãe.Receita eu nunca sei de cor, pois ela criou e eu aprendi fazendo, mas vou tentar passar:1 kg de batatas 1 cebola grande cortada em rodelas200 grs de mussarella (peça o pedaço e não fatiada. Aliás, nunca compro fatiada…)Molho1 kg de tomates frescos bem maduros, ferventados, sem semente e sem casca (ok, está sem tempo? Então use duas latas de tomate pellatti, boa invenção atual)2 dentes de alho amassados1/2 cebola cortada fina ou raladaUm fio de azeiteSal, pimenta e molho inglês a gosto e uma pitada de açúcarUm copo de leiteUma colher de farinha de trigoModo de fazerDescasque as batatas, corte em rodelas da espessura de um dedo e cozinhe até amolecer (sem perder a firmeza). ReserveMolho:Prepare o molho de tomates tradicionalmente (frite a cebola e o alho no azeite, jogue o tomate, tempere e coloque um pouco de água até sua consistência ideal). Eu provo meu molho o tempo inteiro, para corrigir o tempero e ter a consistência que gosto). Feito o molho, bata o mesmo no liquidificador com uma colher de farinha de trigo já dissolvida no copo de leite.Utilize um refratário para jogar as batatas, saltear com a cebola que estava cortada e aguardando esse momento. Joque o molho por cima e, por fim, a mussarela previamente ralada em pedaços (rende mais…e espalha mais!)Leve ao forno pré-aquecido até o molho ferver e o queijo derreter (demora em torno de 15 minutos).Dica: você também pode jogar salsinha, fica uma delícia. Agora, o segredo da batata está na sua consistência e na cebola crua espalhada, que dá um toque especial…Espero que goste!Abrs@Adriana_Torres

  2. ju disse:

    Quer dizer que os livrinhos de receita já estão dando frutos???? Nessa semana chegou mais um.

  3. Adriana,Gostei mto da receita! Com certeza vou fazer e postar aki no blog!Aguarde!rsJu,Ta vendo?rs Os livros sao mto bacanas! Cheio de novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 315 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: