Mais um livro

2

30 de junho de 2010 por Felipe Tavares

Como se não bastasse o tanto de livro que tenho comprado e ganhado nos últimos tempos, ontem finalmente encontrei o Cozinha Confidencial do chef americano Anthony Bourdain, ed. Companhia das Letras.

Vi o comentário deste livro aqui há alguns meses e desde então, estava procurando para comprar no Submarino, Siciliano, Leitura, etc. e nunca achava. Ontem dei sorte e comprei o último na Leitura, achei meio caro, R$59,50, nem pensei em não comprar, tava louco por ele! Tipo criança querendo um presente, sabe?(rs)

Começando a leitura me deparo com este trecho:

“Quero que os profissionais que vierem a ler meu relato curtam o livro pelo que é: um visão direta da vida que muitos de nós vivemos e respiramos durante a maioria dos nossos dias e noites, à exclusão de interações sociais mais “normais”. Não ter jamais uma sexta ou sábado de folga, estar sempre no batente nos feriados, trabalhar mais do que nunca quando o resto da humanidade está saindo do serviço acaba dando uma visão de mundo meio peculiar que espero seja reconhecida pelos meus colegas chefs e cozinheiros. Aqueles que cerram fileiras nos restaurantes, lendo este livro, podem gostar ou não do que fiz. Mas todos verão que não estou mentindo.(Cozinha Confidencial, pg.14)

Oi?! Você tá falando comigo, né? Copa do mundo? Jogos do Brasil? Tá rolando isso mesmo?(rs)

Li algumas críticas sobre o livro e vi que na época em que ele foi lançado(2001) gerou uma enorme polêmica porque Bourdain mostrou a verdade nua e crua, sem o glamour de New York, dos grandes chefs e das grandes cozinhas: drogas, envolvimento com a máfia, bêbados, refugiados, ladrões, psicopatas…

Bom, deixa eu continuar minha leitura que o próximo parágrafo já está me chamando: “Quanto a mim, sempre gostei de me imaginar como o Chuck Wepner da cozinha…”

Abraços empolgados,

Felipe Tavares

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mais um livro

  1. ju disse:

    Você me emprestou o livro e não conseguia parar de ler. Além das grandes histórias, o humor refinado e a maneira do autor escrever é sensacional!

  2. Este livro é sensacional. Nosso manual na hora dos apertos, como são os bastidores das nossas vidas. Leitura obrigatória para todos que querem seguir esta carreira.bjooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 310 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: