Almoço em família
630 de agosto de 2010 por Felipe Tavares
No único domingo do mês que eu tenho folga, inventei de fazer um almoço para a família. É, minha família realmente não tem dó de mim, eles sempre querem que eu cozinhe algo nas minhas folgas. Folgados são eles, né? Imagina…rs Tem sido assim desde o meu primeiro domingo de “descanso” da cozinha.
Na última vez, o cardápio escolhido foi língua com redução de vinho e purê de mandioca. É, nem adianta torcer o nariz, língua bovina é uma iguaria maravilhosa! E se você nunca provou/cozinhou pode começar. Cozinhar miúdos e fazê-los ficarem gostosos é quase uma arte! kkk Peguei pesado! Ou não, o chef Thomas Keller fala isso para quem quiser escutar. Mas sério, estes tipos de carne(rins, timos, fígados, etc)têm um sabor incrível. Experimente!
Vamos para a receita que já virou um clássico meu:
Língua ao vinho
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
1 língua bovina
1 garrafa de vinho tinto(só cozinhe com vinho que você tem coragem de beber)
Tomilho fresco
Sal
Pimenta do reino
Modo de fazer
Coloque a língua(com a “casca” e tudo) em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por +-20min, sem tampar. Depois descasque a língua, tirando toda a camada preta/azul/verde que ela tem. Blergh!rs Ela ficará assim:
Felipe Tavares
Modo de fazer
Coloque a língua(com a “casca” e tudo) em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por +-20min, sem tampar. Depois descasque a língua, tirando toda a camada preta/azul/verde que ela tem. Blergh!rs Ela ficará assim:
Não tirei foto dela com a casca porque senão você desanima de comer. rs
Em uma panela de pressão, sele a língua no óleo em fogo bem alto. Selar é “fritar” a carne em alta temperatura para que ela doure por fora e conserve o sabor/maciez por dentro, sem deixar que os sulcos da carne escapem. Selá-la bem é fundamental!
Já tá ficando apresentável, né?rs
Depois que ela estiver bem selada, acrescente pouco mais que a metade da garrafa de vinho, os ramos de tomilho frescos, sal, pimenta do reino e complete com água até que a língua seja coberta. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40min ou até que a língua esteja cozida.
Quase um boeuf bourguignon…kkk
Retire a língua da panela de pressão. No caldo que sobrou na panela, acrescente o restante do vinho, acerte o tempero e deixe reduzir até que o álcool evapore e o caldo tenha uma consistência cremosa, como se fosse uma calda.
Corte a língua em fatias finas e sirva com a redução de vinho por cima.
Dicas e observações
– antes de colocar a língua na água fervente, estique-a para que ela fique macia e solte a “casca” mais facilmente. Tem gente que prefere batê-la na pia, eu prefiro esticá-la. O efeito é o mesmo. Mas tem que esticá-la bem!
– se quiser, você pode rechear a língua com cenoura, linguiça calabresa, bacon, etc.
– este prato tem um sabor forte, por isso servi com o purê de mandioca, para dar uma quebrada no sabor.
– não, este prato não é nojento, como minha irmã pensou logo quando viu a língua. Depois ela comeu que foi uma beleza.
Abraços linguarudos,
Felipe Tavares
Felipe eu te adoro, mas lingua não dá!!! rsrsr Jesus!! não como mesmo!! nem fígado que minha nutricionista ta me precionando pra comer eu como.. imagina lingua!!??rs
Aposto que se te servirem uma língua como "carne de panela" vc vai comer e adorar!rs Sério, é muito gostosa a carne, mas mta gente tem um preconceito enorme…Experimente!rsbjos
Num é?rs Tem que avisar pra esse povo que língua é uma delícia! kkk
[…] Só os fortes entenderão. Já ensinei a fazê-la numa época muito, muito distante (clique aqui – ignore a qualidade das […]
Oi Felipe, o vinho tinto é seco?
Abçs Rejane Souza.
Olá Rejane,
É sim! Em pouquíssimos casos usamos vinho suave na culinária, ok? Abraços e obrigado pela visita!