Post com cenas fortes (é sério)

6

21 de outubro de 2010 por Felipe Tavares

Nas últimas semanas tenho ficado na praça de carnes enquanto o responsável por ela é treinado para virar um futuro cozinheiro. 

Já falei aqui diversas vezes que gosto de pratos leves e pouquíssima carne vermelha. Por isso, fiquei um pouco preocupado no início, sem contar que minha experiência em carnes não é lá muito grande. Mas tem sido uma experiência bacanérrima, era a única praça que eu ainda não tinha trabalhado no restaurante porque todas as outras: fogão, saladas, massas e até mesmo confeitaria eu já tinha passado e dado meus pitacos. Tá sendo quase um novo curso de culinária esse emprego! 

A praça de carne talvez seja uma das mais importantes num restaurante. Afinal, nem todo mundo pensa como eu, e já vai direto nas carnes antes mesmo de montar o prato. E isso torna a função muito, mas muito importante. As carnes são um dos carros chefe do restaurante, afinal é dela que vai sair o famoso leitão assado do final de semana, os peixes inteiros e gigantes, o pernil diário, o lombo, os rocamboles de frango recheados, a tão pedida maçã de peito cozida, etc etc e etc.

E quando falamos em carnes, o que vem em seguida? Facas e mais facas! Super hiper mega amoladas para não “mascar” nem um pouquinho quando você estiver cortando uma peça enorme de carne. 
Tensão + correria + faca amolada + carne = CORTES. E foi exatamente isso que aconteceu logo nos primeiros dias:

 Pus a foto até pequena para não chocar tanto.

Que nojo, né? rs Não sei como eu tenho coragem de colocar esta foto aí. Desculpe leitor do Indo pra cozinha! Mas sério, nunca vi tanto sangue na vida, parecia uma cena do Kill Bill. Por isso tive que fotografar…kkk 

Junto com as facas, outro item importante na praça de carnes é o forno. Pequeno sabe? Quase uns 3 metros de altura, alimentado com energia elétrica e lenha, chegando a 300ºC fácil fácil, que quando aberto solta um vapor capaz de gratinar uma lasanha em 10 segundos. Resultado? 


Os dois braços queimados ao tirar um tabuleiro de 1,5m com 2 leitões perfeitamente assados. No braço esquerdo você pode ver outras pequenas queimaduras ao mexer nesse monstro!
Sempre que me machuco na cozinha é inevitável não lembrar de trechos do “Cozinha Confidencial” do Anthony Bourdain que ele, depois de uns 20 anos de profissão fala algo do tipo: “agora eu tenho as mãos e braços que eu sempre quis, marcas de anos de experiência…” Estou a caminho disso, e olha que eu só tenho 10 meses!

Abraços machucados,

Felipe Tavares

Anúncios

6 pensamentos sobre “Post com cenas fortes (é sério)

  1. Oi Fe…hoje eu to igaulzinho vc.. aqui digitando com 2 dedos já que estou com o braço todo queimado… culpa da EXPLOSÃO DE GORDURA DE UM MALDITO OVO FRITO…que ódio!!!plagiando vc: beijinhos doloridos…

  2. é cara cozinha é coisa pra lokopor isso que estou dentro de uma, parabéns pelo blog e pela coragem de lagar tudo para ir para a cozinha.abraços, e quando tiver um tempo passe lah no meu -> chacarasatarita.blogspot.com/

  3. Anonymous disse:

    adorei seu blog Felipe é essa nossa profissao nao eh facil rsrsparabéns !=DThiago Rufino De Lima

  4. Angela,Sério? Queimar com ovo realmente é uma chatice…Aliás, machucar na cozinha é um saco kkkbjos e melhoras pra vc!rs

  5. Vini,Como eu costumo falar, cozinha é lugar de gente com faca na bota e sangue no olho! kkkJá passei no seu blog e gostei mto das receitas!Obrigado pela visita!Abs

  6. Thiago,Realmente não é nada fácil, mas é uma delícia, né? kkkAbs e obrigado pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 312 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: