Ai, esse frio…

Deixe um comentário

29 de julho de 2011 por Felipe Tavares

Neste friozinho desesperador que está pelo Brasil, ou será só aqui em BH? Nada melhor que uma BOA sopa para nos esquentar. 

Abaixo uma matéria que saiu na revista eletrônica Gourmet Virtual com duas indicações minhas de sopas muito fáceis de se fazer e deliciosas!

Desculpe-me a formatação do texto, mas como copiei e colei não ficou muito bom!



Sopa que te quero sopa

Sopa que te quero sopa

Fáceis de fazer, saborosas e ainda aquecem, as sopas e caldos são as melhores opções para as baixas temperaturas do inverno. Há registros das sopas como uma das refeições mais antigas do mundo, sendo feitas a partir de alimentos como vegetais e pedaços de carne crua que eram triturados em água.
As sopas são mais líquidas que os caldos. Geralmente, com ingredientes variados, tem como base carnes, aves, peixes, vegetais e grãos. Na culinária mundial, seus sabores, consistência e ingredientes são variados. Os caldos são da família da sopa, mais espessos, engrossados e com ingredientes sólidos. Em geral, são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve.
A sopa é uma refeição considerada de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo uma série de vitaminas. A ingestão desse alimento auxilia nos regimes alimentares de controlo de peso e é uma boa refeição para crianças pequenas e idosos por ser de fácil ingestão.
Para esquentar os dias mais frios
Original da França, o Cassoulet possui as mais diversas versões espalhadas ao redor do mundo, mas possui como ingredientes básicos feijão e carnes, das mais variadas. No Bistrot Du Leme,  o prato preparado pelo Chef Paul Valliere é preparado com feijão branco e carnes nobre, como pato, cordeiro, lombo de porco, costelinha e bacon. A receita é servida aos sábados e domingos, das 12h à 01h da manhã e sai por R$75,00 (2 pessoas), incluindo uma taça de vinho. É ou não é uma ótima opção para esquentar os dias mais frios?
Com gostinho brasileiro
Confira abaixo duas receitas de Sopas indicadas pelo sous-chef Felipe Tavares:
Sopa de batata baroa (mandioquinha)
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
1 peito de frango
1kg de batata baroa
½ cebola repicada
4 dentes de alho repicados
Sal
Pimenta do reino
Azeite
Cheiro verde para finalizar
Modo de fazer
Em uma panela de pressão, doure o peito de frango com a cebola e o alho no azeite. Cubra com água, adicione sal e deixe cozinhar por aproximadamente 15min, ou até que o peito de frango esteja macio para ser desfiado.
Retire o peito do frango da panela e reserve a água do cozimento. Na mesma panela, com o caldo do frango, adicione a batata baroa descascada e cortada em cubos e cozinhe na pressão por 10min.
Desfie o peito de frango e reserve.
Bata a batata baroa com o caldo no liquidificador até obter um creme. Em uma panela, adicione o peito de frango desfiado ao creme de batata baroa e acerte o tempero com sal e pimenta do reino. Finalize com o cheiro verde e sirva quente.
Creme de cenoura com maçã verde
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
8 cenouras descascadas cortadas em pequenas rodelas
1 cenoura cortada em fatias finas para finalizar
1 cebola repicada
1 c. sopa de gengibre ralado
1 maçã verde descascada e cortada em fatias finas
300ml de iogurte natural
1 c. sopa de suco de limão
1L de caldo de legumes
Azeite
Sal
Modo de fazer
Em uma panela com um fio de azeite, refogue a cebola e o gengibre. Adicione a cenoura em rodelas e a maçã verde. Adicione o caldo de legumes, acerte o sal, e cozinhe com a panela tampada por 30min em fogo baixo.
Bata a preparação em um mixer/liquidificador até obter um creme liso. Acrescente 4 colheres de sopa de iogurte e o suco de limão e mexa bem.
Distribua o creme em pratos fundos e coloque uma colher de sopa de iogurte no centro de cada porção, sem misturar. Decore com algumas rodelas de cenoura crua e sirva. Sirva quente.

Abraços aquecidos,

Felipe Tavares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 312 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: