O sucesso de um pão caseiro
829 de outubro de 2012 por Felipe Tavares
Já falei algumas vezes que queria viver igual ao John Lennon no final de carreira com a Yoko Ono: só fazendo pães, amor e vivendo na paz, enquanto o resto do mundo fica nos odiando.
Enquanto isto ainda não é possível, fiz uma receita incrível de pães neste final de semana. Não queria postá-la agora, mas o sucesso que a foto fez no meu Instagram e no Facebook me fizeram adiantá-la.
Receita para o dia que você quiser tirar onda com todo mundo e pagar de bonzão na cozinha, hein?
Massa base para pão caseiro
Ingredientes
500gr de farinha de trigo SEM FERMENTO
2 tabletes de fermento biológico
40gr de manteiga sem sal
400ml de água
1 gema
1 c. de sopa de açúcar refinado
1 c. de sopa de sal
Modo de fazer
Primeiro temos que fazer a “esponja”:
Aqueça levemente a água (não deixe ferver, você tem que conseguir colocar o dedo nela! =D).
Numa bacia adicione o fermento amassado, 2 colheres de sopa da farinha de trigo, açúcar, sal e a água. Misture bem até que tudo se dissolva e deixe de descansar por 15min.
Coloque a manteiga, a gema e vá acrescentando o restante da farinha aos poucos.
Sove a massa até que ela solte dos seus dedos. Quanto mais sovar melhor, a massa vai ficando mais elástica, cheia de buraquinhos no meio e fica linda!
Cubra a massa com um pano de prato e deixe descansá-la por 30min.
Agora é que vem a parte mais legal de todas.
Comece a moldar os pães e a fazer recheios com o que você tiver. Pique presunto, queijos, ervas, aí vai da sua imaginação.
No dia eu fiz mini pães de salaminho italiano com azeitonas, um com recheio de parmesão e ovo batido, outro com recheio de pesto de manjericão e uma focaccia de tomates, cebolas e sal grosso.
Depois de moldar os pães, deixe-os descansar por mais alguns minutinhos para eles ficarem lindões!
Pincele os pães com uma mistura de ovo e um pouco de água.
Leve ao forno à 180ºC por 30min.
Pulo do gato: coloque um recipiente com água quente dentro do forno enquanto assa os pães. A umidade fará com que o pão fique com aquela casquinha crocante e o recheio bem macio.
Abraços de padeiro,
Felipe Tavares
Por quanto tempo posso guardar a massa pronta antes de assar e como armazenar? Futuramente queria ver um filme, pense no assunto. Grande abraço. Felipe Cortes.
Fala Felipe,
Você pode armazenar a massa por até uma semana na geladeira. Basta envolvê-la em um filme-plástico ou em um recipiente fechado. É bom lembrar que armazenando desta forma, a massa irá adquirir uma nova textura e um novo sabor, bem mais acentuado, tipo “curado”.
Realmente um vídeo faz a diferença, com certeza vou pensar no assunto!
Abraços e obrigado pela visita!
Oba!!! Vou testar logo logo!! Obrigada!!
Uma dúvida, posso substituir toda a farinha de trigo por farinha integral? Bjs!
Quando for substituir as farinhas tem que ser meio a meio, a integral por ter menos química, absorve mais água e se for só com ela, fica muito pesado e não dá certo!
Felipe, fiquei extremamente feliz em conhecer seu blog. Amo fazer pães caseiros e tenho um problema. Aqui na minha cidade – Recife/PE, não encontro a farinha própria para pães (00, 65 etc). Uso a que tiver escrito “especial”, com teor de proteínas entre 4,5 e 5,6% (pelo que ja li é uma farinha impropria para pão. As farinhas boas, só são vendidas em sacos de 65 quilos. E o consumo aqui em casa é pequeno. Tanto é que compro por quilo. Lí que existem”melhoradores de farinha”. Você já usou? realmente aumenta a rede de glúten? Obrigada e um grande abraço!
Beti.
Oi Beti!
Realmente se vc usar uma farinha para pães o resultado vai ser um pão mais leve, fofinho, etc. Mas não é por isso que vamos deixar de fazer pão =D Opte por usar farinha tipo “especial” sem fermento. Depois, “trabalhe” bem a massa, sovando, deixando descansar que o resultado vai ser muito bom!
Gosto de colocar uma panela/tabuleiro com água morna dentro do forno quando vou assar pão, assim ele não resseca muito e fica com aquela casquinha dura por fora! Nunca usei estes melhoradores de farinha, se um dia usar, me conte como foi…
Obrigado pela visita e pelos comentários!
Retificando: sacos de 25 quilos.