Mercado gastronômico
Deixe um comentário1 de novembro de 2012 por Felipe Tavares
É fato que o mercado para profissionais da área de Gastronomia tem crescido bastante, mas nem sempre o salário acompanha esta tendência. Muitos gestores ainda tem a visão daquele profissional de cozinha que está ali porque não sabe mais nenhuma profissão, como era há 20 anos, e nos oferecem salários muitas vezes ridículos, não valorizando em nada nossa formação.
Hoje o mercado evoluiu e, grande parte dos profissionais que estão ali, optaram por esta carreira. Hoje é comum um estudante de 16, 17 anos falar para o pai e a mãe: Vou fazer GASTRONOMIA! Vejo isso diariamente pelo blog, a cada dia recebo e-mails de pessoas mais jovens escolhendo esta carreira. Há alguns anos, não se via ninguém falando sobre cursos superiores em Gastronomia, era apenas um hobby e quem trabalhava nas cozinhas eram, como o Anthony Bourdain já disse algumas vezes, os PIRATAS!
Entretanto, em São Paulo como uma cidade mais evoluída em tudo (#inveja), os gestores já perceberam que se não pagarem salários dignos, eles não terão mão de obra. Esta é a tendência do mercado e, temos sim que valorizar nossa formação e experiência. Nada de aceitar salarinhos de merda e condições de trabalho ridículas.
Ilustrando tudo isto que falei, abaixo você lê uma matéria do Estadão que meu amigo e colega de profissão Thiago Lima apareceu. Vamos torcer para que esta tendência se espalhe por todas as cozinhas do Brasil.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui
Thiago, sucesso demais para você aí!
Abraços esperançosos,
Felipe Tavares