Sangue, ossos e manteiga
27 de novembro de 2012 por Felipe Tavares
Há algum tempo comprei um livro sensacional de cozinha e, percebi que ainda não tinha feito um post para ele.
Sangue, ossos e Manteiga da chef Gabrielle Hamilton.
Me fala se tem um nome melhor para uma autobiografia de um chef? Nunca, né? \o/
Só para você ter ideia do quão foda é este livro, na capa ai ao lado tem um citação do meu, do seu, do nosso herói Anthony Bourdain, diz o seguinte (vai que você não conseguiu ler? ): “Magnífico. Simplesmente o melhor relato de uma chef, em todos os tempos. O melhor.” Oi? Se não gosta do Bourdain, depois veja o que os chefs Mario Batali e Daniel Boulud escreveram na contra-capa, conseguiram elogiar mais ainda.
No livro, Gabrielle Hamilton narra todo os bastidores da sua carreira na cozinha e as experiências que a tornaram uma mega chef no disputadíssimo mercado de Nova York: trabalhar em restaurantes-lama, buffets com mega produções e pouca qualidade, casas finas, viagens à Itália… Nada de glamour não, afinal para o Bourdain dar este depoimento e para aparecer aqui no Indo pra Cozinha, a coisa tem que ser from hell, lado “B” mesmo, “sangue no olho e faca na bota”! Muita ralação, muitas loucuras, mais ralação, pessoas e histórias fantásticas!
Para quem não a conhece, ela é a proprietária e chef do Prune em NY. Num conceito contrário que ao vemos atualmente, o restaurante não é nada requintado e tem todo um conceito de comfort food: pratos tradicionais repletos de histórias, ingredientes frescos, sabores que nos remetem à nossa infância, ambiente familiar, resumindo, COMIDA POTÊNCIA, cheia de sabor! Nada de esferas de azeitona, espuma de lero-lero e magos da cozinha.
Só para você ter noção do que eu estou falando, o prato abaixo é um dos carros-chefe do menu:
Fonte: NYC – The Official Guide
Tutano com salada de salsa e pãezinhos! (Oi, x2) É isso mesmo, só a canela do boi assada, nada mais! Eu não sei você, mas tutano para mim está entre as 7 maravilhas da cozinha! Tá, eu sei que não é lá o prato mais saudável do mundo, mas de vez em sempre faz bem, para alma!
Lembro das vezes que preparava constantemente ossobuco e, o desafio era manter o tutano dentro dos ossos, senão a carne perde toda a graça. Mas quando um se perdia pelo caminho, eu ia lá, catava e me deliciava: comia puro, com pão, massa, passava no corpo…
Nem só de tutano vive o Prune, claro! Afinal ele já existe há algum tempo. Além de ser um dos restaurantes prediletos de vários chefs e muito badalado, é também famoso pelo brunch, lotado de ovos benedict e omeletes perfeitas. São tantos pedidos com ovos, que existe uma pessoa na cozinha responsável somente por esta praça. Tá bom ou quer mais? ISTO é aula de cozinha! Já imaginou trabalhar numa praça de ovos? #MãeMeSalva
Gostando ou não de tutano, Sangue, Ossos e Manteiga é mais um daqueles livros que entram para a série de leitura obrigatória para os cozinheiros!
Abraços cheios de vontade de ir ao Prune,
Felipe Tavares
Cara, ler as suas postagens me dá arrepio!!! Se é foda!!!
hahah Jhonny, fico feliz demais com seu comentário! Valeu demais!