Tipos de restaurantes italianos

2

26 de fevereiro de 2013 por Felipe Tavares

Apesar de amar e valorizar muito tudo que a França fez e faz pela culinária mundial, eu prefiro os italianos e sua culinária! #MeJulguem. Sei lá, acho eles mais felizes, despretensiosos e por terem aquela pegada “família” me fazem amá-los ainda mais.

O fato de ter trabalhado num ristorante e ter convivido com alguns italianos durante algum tempo, me influenciou também. E isso só fez aumentar meu amor por eles. Adoro aquele frase que eles usam:I can’t keep calm, I’m italian!

Mas, você sabe a diferença dos tipos de casas italianas?

Osteria: é a forma mais simples das casas italianas. Bem rústicas, elas servem um pequeno menu com pratos baratos, de execução rápida e bastante informal (vinhos da casa, clientes dividem a mesma mesa, etc).

osteria-dell-olmo

Fonte: HDR Creme

Trattoria: uma osteria que cresceu e se “profissionalizou”, mas ainda continua com aquele charme tipicamente italiano. Geralmente não existem cardápios, tem serviço casual, preço baixo e ênfase numa clientela mais simples. A comida é geralmente modesta, mas muito farta, na maioria das vezes são receitas de família e em alguns casos são servidas como banquetes em grandes mesas.

Cantina: casas que serviam antigamente aos marinheiros. Produzem e vendem vinhos e seguem aquele estilo de “vendinha”: tem de tudo um pouco, inclusive música ao vivo. Segue a mesma linha de um bar.

Ristorante: um restaurante “de verdade”: equipe de funcionários, serviço completo, instalações maiores, etc. E, claro, mais $$$$ também!

Claro que existem algumas variações nestas definições e, até mesmo na Itália eles não seguem à risca tais termos. Afinal, eles são italianos gente-boa e não franceses xiitas =P. Mas vale a pena entendê-los para facilitar sua ida à uma casa italiana ou até mesmo para você que quer abrir um restaurante italiano: Não pense que é só colocar uma toalha xadrez nas mesas e Tarantella nas caixas de som.

Fontes

– Raphael Leroy, Julieta Esteves e eu mesmo (hahaha)

– Wikipedia

Blog da Cristiana Dutra

Jornal Gazeta do Povo

Abraços italianos,

Felipe Tavares

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tipos de restaurantes italianos

  1. Os italianos também suas “manias”. Em Roma, numa pizzeria, pedi uma garrafa de vinho Barbera para tomar com as duas tias idosas que me acompanhavam e cerveja para o maridão. O dono do estabelecimento não queria trazer o vinho de jeito nenhum,
    porque uma garrafa era muito para três mulheres, visto que o vinho era “muito forte”. Ô dificuldade para convencê-lo que brasileiras bebem muito!… rsrsrsrsrs….

    • Sério? hahaha
      Vi uma vez um italiano negando parmesão a um cliente que queria colocá-lo num prato com frutos do mar. O cliente: Mas eu tô pagando! Ele: Aqui não se come queijo com frutos do mar!
      Cada um com sua mania!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: