Pulo do gato: Quiabo

11

30 de janeiro de 2014 por Felipe Tavares

Tá. Já até imaginei a cara que você fez quando leu Q-U-I-A-B-O: “Blergh, aquela baba é um nojo”; “Cruzes, é muito estranho o gosto…” E por aí vai.

Aqui em Minas ele é a estrela de um dos nossos principais pratos: frango caipira com quiabo! Mas também é servido com carne moída, com abóbora moranga, puro e até mesmo em saladas. Sem contar que na Bahia ele é usado no famoso caruru (quiabo cozido com camarões secos). Então, vamos amar o quiabo, combinado?

A chef Roberta Sudbrack já fez até caviar de quiabo, olha que lindão:

Caviar de quiabo da Roberta Sudbrack

Caviar de quiabo da Roberta Sudbrack
Foto: Folha de SP

Mas uma coisa que deixa todo mundo de cabelo em pé é: como tirar aquela maldita baba do quiabo? Ok, já vi gente que gosta da baba, mas eu não! =D

RÁ!

Já vi umas 98740202 técnicas diferentes para tirar a baba: queime ele na panela seca com bastante pimenta, corte em pequenas rodelas e congele, jogue por cima do preparo e tampe a panela sem mexer, reze para o Deus Ogum e peça para não babar e até: não use o quiabo, assim ele não baba.

Versão do frango com quiabo do restaurante Trindade-BH Foto:

Frango com quiabo do restaurante Trindade – Belo Horizonte

Mas a melhor técnica que eu acho e que dá para usar em quase todos os preparos é a mais simples de todas. Vamos aos passos:

– Pegue o quiabo e não lave (beijo nutricionistas :*);

– Tire toda a umidade dos quiabos com um papel toalha ou pano de prato. Não adianta embolar tudo no pano de prato e sacudir não. É secar mesmo, um por um;

– Retire as pontas e corte no tamanho desejado e leve à panela(uma sautese de preferência) com um generoso fio de azeite em fogo alto;

– Salteie o quiabo até começar a dourar as bordas;

puiati_quiabo

Meu chefão – Edson Puiati aplicando a técnica

– Pronto! Não precisou rezar, implorar ou quebrar a cabeça.

Retire o quiabo da panela e passe para outro refratário e utilize no preparo desejado.

Abraços babando,

Felipe Tavares

Anúncios

11 pensamentos sobre “Pulo do gato: Quiabo

  1. Até você vai ficar ba-ban-do.

  2. soraya disse:

    Há…há há… Tenho outra dica que descobri por acaso, experimente e veja se não dá certo. Lave o quiabo inteiro e seque bem com papel toalha , pique a seu gosto , coloque numa vasilha plástica com tampa e leve para congelar. Tire do congelador e sem descongelar jogue no molho que fez ou no frango já cozido. Fiz ,e neca de baba, nem passou perto! Experimenta ai e me conta! Beijos!

  3. Ju disse:

    Lavo sim o quiabo inteiro e deixo num escorredor na geladeira até secar completamente. Procedo como você ensinou. Fica show, quando o quiabo é bem miudinho e novo, corto apenas o cabinho, jogo na água fervente e salgada por 1 ou 2 minutos, escorro, jogo na água gelada e depois sirvo com um acebolado com pimenta, , pimentões e um toque se suco de limão….é ldiferente e delicioso.

  4. edson puiati disse:

    O Fato é que o nosso ator principal deste post é uma referência na nossa gastronomia mineira, e posso dizer que com um angú de moinho d’água e uma pimentinha não precisa de mais nada!!
    Parabéns Felipe!

  5. […] O ultra mega blaster chef Felipe Rameh se juntou ao Fred e aí os dois zeraram a vida. A casa se tornou uma referência da nova culinária brasileira em MG e no Brasil. Já até mostrei o frango com quiabo deles aqui. […]

  6. Bruno Alves disse:

    Cara, a “baba” do quiabo pode ñ ser do seu agrado, mas ñ acho que seja ideal chamar parte do alimento de maldita. Se vc realmente é um cozinheiro ou tem algum respeito por essa arte comece respeitando as matérias primas que lhe são dadas.

    • Bruno,
      Se você ler meu blog, verá que uso tais termos para dar ênfase às minhas publicações e a ironia e sarcasmo estão sempre presentes. Como verá também o respeito que tenho pela minha profissão e pelos nossos ingredientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 315 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: