Pulo do gato: Quiabo
1130 de janeiro de 2014 por Felipe Tavares
Tá. Já até imaginei a cara que você fez quando leu Q-U-I-A-B-O: “Blergh, aquela baba é um nojo”; “Cruzes, é muito estranho o gosto…” E por aí vai.
Aqui em Minas ele é a estrela de um dos nossos principais pratos: frango caipira com quiabo! Mas também é servido com carne moída, com abóbora moranga, puro e até mesmo em saladas. Sem contar que na Bahia ele é usado no famoso caruru (quiabo cozido com camarões secos). Então, vamos amar o quiabo, combinado?
A chef Roberta Sudbrack já fez até caviar de quiabo, olha que lindão:

Caviar de quiabo da Roberta Sudbrack
Foto: Folha de SP
Mas uma coisa que deixa todo mundo de cabelo em pé é: como tirar aquela maldita baba do quiabo? Ok, já vi gente que gosta da baba, mas eu não! =D
RÁ!
Já vi umas 98740202 técnicas diferentes para tirar a baba: queime ele na panela seca com bastante pimenta, corte em pequenas rodelas e congele, jogue por cima do preparo e tampe a panela sem mexer, reze para o Deus Ogum e peça para não babar e até: não use o quiabo, assim ele não baba.
Mas a melhor técnica que eu acho e que dá para usar em quase todos os preparos é a mais simples de todas. Vamos aos passos:
– Pegue o quiabo e não lave (beijo nutricionistas :*);
– Tire toda a umidade dos quiabos com um papel toalha ou pano de prato. Não adianta embolar tudo no pano de prato e sacudir não. É secar mesmo, um por um;
– Retire as pontas e corte no tamanho desejado e leve à panela(uma sautese de preferência) com um generoso fio de azeite em fogo alto;
– Salteie o quiabo até começar a dourar as bordas;
– Pronto! Não precisou rezar, implorar ou quebrar a cabeça.
Retire o quiabo da panela e passe para outro refratário e utilize no preparo desejado.
Abraços babando,
Felipe Tavares
Até você vai ficar ba-ban-do.
UHAHUAHUAHUAUHAUHAHUAHUA
Morri!
Há…há há… Tenho outra dica que descobri por acaso, experimente e veja se não dá certo. Lave o quiabo inteiro e seque bem com papel toalha , pique a seu gosto , coloque numa vasilha plástica com tampa e leve para congelar. Tire do congelador e sem descongelar jogue no molho que fez ou no frango já cozido. Fiz ,e neca de baba, nem passou perto! Experimenta ai e me conta! Beijos!
Essa é boa mesmo Soraya! Vou testar tb!!
Bjos e obrigado pelo comentário!
Lavo sim o quiabo inteiro e deixo num escorredor na geladeira até secar completamente. Procedo como você ensinou. Fica show, quando o quiabo é bem miudinho e novo, corto apenas o cabinho, jogo na água fervente e salgada por 1 ou 2 minutos, escorro, jogo na água gelada e depois sirvo com um acebolado com pimenta, , pimentões e um toque se suco de limão….é ldiferente e delicioso.
Ó, mais uma técnica que eu não conhecia! Vou testar Ju!
Obrigado pelo comentário!
bjos
O Fato é que o nosso ator principal deste post é uma referência na nossa gastronomia mineira, e posso dizer que com um angú de moinho d’água e uma pimentinha não precisa de mais nada!!
Parabéns Felipe!
Verdade, chef! O quiabo aqui em MG é o ator principal em vários de nossos pratos!
Obrigado pelo comentário!
Abs
[…] O ultra mega blaster chef Felipe Rameh se juntou ao Fred e aí os dois zeraram a vida. A casa se tornou uma referência da nova culinária brasileira em MG e no Brasil. Já até mostrei o frango com quiabo deles aqui. […]
Cara, a “baba” do quiabo pode ñ ser do seu agrado, mas ñ acho que seja ideal chamar parte do alimento de maldita. Se vc realmente é um cozinheiro ou tem algum respeito por essa arte comece respeitando as matérias primas que lhe são dadas.
Bruno,
Se você ler meu blog, verá que uso tais termos para dar ênfase às minhas publicações e a ironia e sarcasmo estão sempre presentes. Como verá também o respeito que tenho pela minha profissão e pelos nossos ingredientes.