Tá indo pra cozinha? Fica esperto!

4

25 de março de 2014 por Felipe Tavares

Você acha que só eu e você que somos loucos e largamos uma carreira para trás para seguir na Gastronomia, né?

Nada disso. A cada dia vejo mais e mais pessoas fazendo isso. No curso de graduação em Gastronomia que lançamos por aqui, devem ter pelo menos uns 15 alunos que estão fazendo esta troca de carreira. Outros nem chegaram a concluir a primeira formação e já fizeram reopção de curso.

Isso é lindo por um lado e tenso por outro. Fiz uma conta rápida aqui de cabeça e cheguei a um número assustador. Só em BH ingressam semestralmente 300 novos alunos em cursos superiores de Gastronomia.

Para onde vai para todo mundo? É muito cacique para pouco índio?

toomanycooks

Como muitos dizem por aí, precisamos de mais cozinheiros e menos “Magos da Cozinha”(PS: Fantástico, te odeio). Se você se encaixa no perfil acima, fica esperto aí que o negócio está só apertando.

Como eu sempre falei e repito: nem vem achar que é porque você tem curso superior que não vai lavar panelas e coifas, descascar batatas, higienizar folhas, pagar cerveja para o chef, etc. A vida de cozinheiro já não era fácil, imagina agora com esse tanto de gente “caindo” no mercado doida para vender a alma para um chef estrelinha?

O jornal O Tempo aqui de BH, publicou uma matéria bem interessante de chefs que largaram tudo e se deram bem, MUITO BEM na nova profissão.

Clique aqui para acessar.

Abraços de auxiliar de pica couve,

Felipe Tavares

Anúncios

4 pensamentos sobre “Tá indo pra cozinha? Fica esperto!

  1. haha, verdade seja dita…

    Por isso continuo contabilizando as coisas e deixo a cozinha para o Bruno.

  2. Ei Felipe, parabéns pelo post. Como você sabe, também sou do time que largou tudo pra ir pra cozinha. Só que pelo outro lado, hehe.

    Fazendo parte agora também do mundo acadêmico, percebo a mesma tendência que você menciona e as duas principais alternativas que os egressos vislumbram: ser cozinheiro ou ser restauranteur. Muito tem sido falado sobre essas duas, mas eu – como não era do ramo e venho com idéias “frescas” – vislumbro uma terceira via.

    Em diversas profissões – medicina, odontologia, direito, arquitetura, administração, engenharia, dentre outras – a via de atuação como Profissional Liberal é consolidada e muito comum. Um médico não precisa ser empregado ou dono de hospital – Ele aluga um consultório e constrói sua base de clientes. O mesmo com os demais profissionais acima.

    Assim, o que vislumbro como perspectiva de carreira para “os meninos” é justamente atuar nesse nicho: Personal Chef ou Personal Cook ou qualquer outra alcunha que os bons profissionais de marketing inventarem.

    Mas aí você, e outros leitores, podem pensar: Mas é impossível! Como vão exercer suas artes sem uma cozinha equipada? Onde receberão seus clientes? Não dá pra cozinhar na casa deles – não tem estrutura!

    Bingo!

    O que falta então são empresários que identifiquem esse nicho de mercado e construam instalações de cozinha que possam ser compartilhadas, de forma que cada profissional possa iniciar sua carreira sem se preocupar com a infraestrutura. Pode começar conciliando um emprego tradicional com alguns dias em seu “Petit Bistrô”, formando clientela, aprendendo a se relacionar com seus convidados, desenvolvendo suas estratégias de marketing, planejando experiências sensoriais para seus confrades… Enfim, potencializando todo seu talento sem ter que se preocupar com as agruras de ser dono do próprio negócio.

    Alguns podem se sentir confortáveis com esse estilo de vida e pararem por aí. Outros podem usar isso como plataforma para a abertura de seu próprio restaurante, outros também podem ver que não nasceram pra cozinha, enfim… Tudo pode acontecer.

    Ah, eu disse que falta empresários? É, acho que ainda podemos ter muitos outros. Mas aqui já tem um que vislumbrou essa oportunidade, hehe.

    Permita-me então um pequeno jabá: Quem ficou curioso e não conhece, visite nossa página da Vila do Chef

    https://www.facebook.com/viladochef

    Abraço e sucesso para nós!

    Fred

    • Concordo muito com você, Fred!

      O caminho é esse mesmo, ir aos poucos para se adaptando ao mercado, conhecendo de perto a profissão e enfrentando as dezenas de desafios que vão surgindo!

      Seu “jabá” é sempre bem vindo aqui, como já te falei, gosto muito do modelo que você criou na Vila do Chef!

      Abraços e muito sucesso pra nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 312 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: