Paella que Aproxima

2

9 de junho de 2014 por Felipe Tavares

Na última semana, a coordenação de Gastronomia da Una foi convidada a fazer uma paella mineira para 300 pessoas no lançamento do Projeto Aproxima do “chefão” Eduardo Maya (grande incentivador da gastronomia mineira e criador do Comida di Buteco).

Daí o Puiati me chamou e chamamos mais “trocentos” alunos para nos ajudar afinal, só de carnes tínhamos 50kg, mais sei lá quantos maços de couve, ora pro nóbis, taioba, mostarda, pimentões etc etc etc e….5kg de TORRESMO(!)

Falar para vocês que eu já tinha feito dezenas de paella com o Puiati, mas essa ai bateu o recorde. Se não fossem nossos alunos, hoje ninguém teria mais braço.

colagem_aproxima

É, se juntar as três fotos não dá uma, mas é o que tem pra hoje.


aproximaUm movimento que pretende valorizar afetiva e economicamente a culinária mineira e torná-la conhecida para o maior número de pessoas. Segundo Maya, ‘‘o nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas neste grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo’’. O Circuito Aproxima, que é parte do projeto como um todo, acontecerá de 6 de junho a 10 de julho em 80 estabelecimentos participantes.

O Circuito reunirá produtos e produtores de quatro grandes regiões que sintetizam todo o Estado: Região do Cerrado (com carneiro, peixes, pequi, baru e requeijão escuro); Região da Mantiqueira (truta, galinha, queijos finos, café e pinhão); Região do Espinhaço (porco, galinha, queijo do Serro, cachaça de Salinas e taioba) e Região dos Rios Mucuri, Doce e Jequitinhonha (peixes, carne de sol, mandioca, queijo cabacinha e café). Restaurantes da Confraria Viva Mesa terão em seus cardápios pelo menos um produto originário da região da Mantiqueira. Os demais restaurantes participantes usarão ingredientes da região do Cerrado. Sanduicherias e quitandas trabalharão com produtos da Região do Espinhaço e as cafeterias participantes, com produtos da Região dos Rios.

A gente com o chef Leo Paixão. Melhor chef de BH de 2014 pela revista Veja e proprietário do restaurante Glouton.

A turma toda com o chef Leonardo Paixão. Eleito chef do ano e proprietário do restaurante Glouton, eleito como melhor cozinha contemporânea. Prêmios pela Veja BH 2014 #EstamosLindos #FanBoy

Ainda vai rolar a Feirinha Aproxima uma vez por mês no Mercado Distrital do Cruzeiro com produtores de várias regiões de MG e, no ano que vem, o Estação Aproxima, um mega evento de 4 dias na Praça da Estação.

Resumindo: Minas Gerais fazendo bonito, mais uma vez, no cenário gastronômico \o/

Abraços que aproximam,

Felipe Tavares

Anúncios

2 pensamentos sobre “Paella que Aproxima

  1. Vou repetir comentário, posso?

    Até você vai fica ba-ban-do…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: