Receita: Cacio e pepe
225 de agosto de 2014 por Felipe Tavares
Não sei se você já se deparou com a foto/vídeo/matéria de uma massa italiana que tem se tornado a queridinha de muitos chefs e foodies: spaghetti cacio e pepe.
O spaghetti alla Carbonara não perdeu seu trono, mas de uns tempos para cá todo mundo começou a idolatrar também o cacio(queijo) e pepe(pimenta).
A receita, assim como o Carbonara e muitas outras italianas, tem poucos ingredientes, mas é cercada de tradição, pulos do gato e técnicas que impossibilitam muitos cozinheiros de executá-la à perfeição. É “só” combinar: queijo pecorino, pimenta do reino e a água do cozimento da massa. Fácil, não é mesmo? Fácil porra nenhuma!
Já testei a receita algumas vezes e na primeira vez não deu certo mesmo, mas depois fui acertando e até fazendo graça, substituindo o pecorino pelos meus queijos lindões que comprei na Serra da Canastra. #MeJulguem
O pulo do gato está em acertar a quantidade ideal da água do cozimento para que, junto com o queijo, se transforme num molho e não uma água insossa e salgada. Veja alguns exemplos aí:
No Youtube você encontra várias vídeos de receitas, inclusive existem duas formas de se fazer: uma fria em que se faz a mistura fora do fogo e a mais tradicional, em que tudo é misturado na frigideira (sauteuse) com você mexendo vigorosamente e rezando para tudo dar certo. É tenso fazer a primeira vez, acredite em mim.
E aí, empolgou? Então comece seus testes com a receita do chef Rodolfo de Santis da Tappo Trattoria e depois me conta como foi! =D
Ingredientes (1 porção)
90 a 100g de espaguete
60g de queijo pecorino ralado fino (se o pecorino estiver curado e forte demais, pode-se misturar 10% de grana padano)
Pimenta-do-reino preta moída a gosto (1/4 de colher de café vai deixar você sentir o gosto da pimenta, de forma suave)
1 colher (café) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Água do cozimento da massa suficiente para cobrir o fundo de uma frigideira.
Preparo
1. Misture o queijo e a pimenta e reserve.
2. Cozinhe a massa em água fervente com sal. Retire três minutos antes de estar cozida e passe para uma frigideira com um dedo de água do cozimento.
3. Deixe ferver novamente. Ponha a manteiga e mexa bem para derreter.
4. Continue mexendo a massa com uma pinça grande de cozinha e vá adicionando o queijo com a pimenta aos poucos, mexendo e controlando a temperatura. Afaste do fogo e volte, se necessário.
5. Quando estiver homogêneo e cremoso, ponha no prato de servir. Coma imediatamente.
Abraços apimentados,
Felipe Tavares
Fonte de pesquisa
Perfeita essa receita. Só lhe digo uma coisa ” não existe pecorino forte demais”. Sempre é ótimo.
rsrsrsrsrss
hahah penso o mesmo, Julieta! Essa receita é do chef Rodolfo de Santis, não é minha não. Pra mim, quanto mais pecorino, melhor!