Tropeiro na Salgueiro – A Saga

10

19 de fevereiro de 2015 por Felipe Tavares

Por alguns contratempos, tive que ir sozinho AND de ônibus para o Rio de Janeiro.

Já não bastava o frio na barriga de servirmos um Feijão Tropeiro para mais de 2 mil pessoas na quadra da Salgueiro, agora eu tinha que lidar também com minhas crises de ansiedade e pânico: Sozinho no ônibus? Sozinho na rodoviária? E se o taxista me sequestrar? E os meus rins? hahah (bjo para todos os filmes e livros que me traumatizaram ao longo de 30 anos).

Mas, por incrível que pareça, consegui chegar na quadra são e salvo (com os 2 rins intactos). Todos trabalhavam a todo vapor, aliás, se não fosse o ar condicionado que a quadra tem, tenho certeza que seríamos “11 chefs defumados e um Tropeiro“.

Quem trabalha com cozinha sabe que, nunca, nunca mesmo é possível fazer qualquer tipo de atividade sem que algo inesperado aconteça: é chef que passa mal, é ingrediente que some, é a falta de faca, é cozinha suja, geladeira que não aguenta o tranco…Mas, superamos todos os inconvenientes que foram surgindo com muito bom humor e algumas doses da cachaça Boazinha ( ❤ )

Às 20h a quadra já estava lotada e a fila para comer nosso Feijão Tropeiro, juro, passava de 1km. Os papéis de cada chef e auxiliares já tinham sido pré-definidos e daí foi só…Ah, foi só sambar na cara das inimiga! (gargalhando alto aqui agora)

Cacei a Viviane Araújo por todos os lados, jurei para mim mesmo que se a encontrasse quebraria minha promessa e tiraria minha primeira selfie, mas nem sinal, devia estar na gravação da novela da Globo. Na falta dela, me diverti com a energia positiva e a carinhosa recepção de todos da comunidade e, com a dificuldade que tive em explicar para um casal uruguaio como fazer um Feijão Tropeiro e o porquê dele ser tão representativo para Minas Gerais.

Pronto! A missão estava cumprida. Todos estavam felizes, bem alimentados, bêbados e mortos de cansaço. Agora era ir para o albergue e contar todos os casos dezenas de vezes para que cada pedacinho desta experiência se tornasse eterno em nossas memórias.

A Salgueiro não ganhou o Carnaval, nem vou falar nada da outra lá e as tretas que surgiram, mas tenho certeza que para nós, mineiros, a Salgueiro será nossa eterna campeã!

Abraços salgueirenses,

Felipe Tavares

Abaixo alguns registros que fizemos e as do nosso fotógrafo oficial, Nélio Rodrigues e três vídeos que ele produziu da saga que foi esta experiência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo 1 – Sessão oficial de fotos


Vídeo 2 – Mise en place

 

Vídeo 3 – Quadra do Salgueiro

Anúncios

10 pensamentos sobre “Tropeiro na Salgueiro – A Saga

  1. Fredd Lopes disse:

    Que phoda ! As fotos e videos demonstraram a luta e trabalho pesado de vcs para isso tudo acontecer ! Felipe, cê brilhou, parabens e continue nessa caminhada firme e forte q vc vai longe pra caralho ! Nem sempre o melhor time ganha o campeonato, mas as vezes ele eh mais lembrado que o vencedor. Abraços admirados, hehehe

  2. silvana disse:

    Muito bacanapra você passar por esta experiência. Pena que a Salgueiro não ganhou pois,todos nós estavámos torcendo por ela, afinal foi uma homenagem muito chique. Beijo filho.

  3. Ahhhhh *______* Gente, que amor! Tudo muito lindo! ❤ Parabéns a todos os envolvidos, to muito orgulhosa de vocês, fiquei com o olho cheio d'agua aqui ❤ ❤ ❤
    Deu pra ver nos olhos de vocês a alegria de estar ali, de todo esforço ter valido a pena, de (tentar) sambar, de suar, trabalhar… e depois, viajar com a sensação de missão cumprida. Muito lindo, pena que eu não consegui ir. Alô Salgueiro, poderia ser aberto a publico, hein?!

    Parabéns mais uma vez, SEUS LINDOS! ❤

  4. claudia porto disse:

    Esta será uma experiência que deixará marcas profundas na memória meu amigo. E muitos desdobramentos virão. Nasceu a AMiGa -/Associação Mineira de Gastronomia, já consolidada por este lindo esforço coletivo, em homenagem à nobre cozinha mineira e à marcante e digna Dona Lucinha. Fazemos parte desta história.

  5. Edson Puiati disse:

    Felipe parabéns pela belíssima retratação da saga do tropeiro! Valeu pela homenagem salgueirense pela cia de todos! Vc brilhou mais uma vez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: