Festival Gastronômico de Tiradentes – Part 1

2

2 de setembro de 2015 por Felipe Tavares

Num belo dia, o chef Flávio Trombino, um dos proprietários do restaurante Xapuri – melhor restaurante de cozinha mineira de BH há décadas – me convida para ser seu subchef naquele que é considerado o melhor festival gastronômico do país, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

“Ah, bora, Flávio, não garra não, afinal, cozinhar neste Festival é o sonho de qualquer cozinheiro.” Como é bobinho este Felipe.

Para irmos montamos uma operação de guerra: alugamos uma casa em parceria com outro restaurante para ser nosso QG, selecionamos uma ótima equipe, fizemos listas, checks lists, grupo no Whatsapp, carregamos um caminhão só com insumos….Era só alegria!

IMG_7416

Nossa casa, quédizê, stand.

No primeiro dia de festival falei com a equipe “Olha gente, como hoje é o primeiro dia e só à noite, vamos montar uma praça bacaninha para sentirmos como vão ser as coisas…” Rá! Foi tipo a final Brasil e Alemanha. Achando que ia sair hexa e tomou de 7×1. Deu um movimento inacreditável e vendemos quase tudo e não deu tempo nem de ir ao banheiro.

No sábado, antes de abrirmos o serviço às 11h, pegamos todos (todos mesmo) os insumos e fizemos o pré-preparo. “Agora eu quero ver esse povo comer todo nosso estoque.”

Como a vida é uma safadinha e cada dia é um 7×1 diferente, vendemos tudo de dois dos nossos três pratos e trabalhamos como loucos até às 2h da manhã.

Exaustos, saímos do stand gritando para nossas mães nos buscarem, pedindo arrego, uma cama e um pouco de Maizena para passar nas partes.

Mas, lá em Tiradentes tem uma coisa chamada “Casa da Insanidade Mental”. Se você é cozinheiro/chef/VIP e, principalmente bem relacionado, você ganha A Pulseira “Insanidade Gastronomia” que dá direito a entrar neste bar.

Como não tínhamos muita coisa para o domingo, o sono e cansaço estavam na vibe e todos tinham recebido pulseira, fomos para lá e $*#$@&!#!%#& Só relendo “Cozinha Confidencial” para entender o que acontece lá.

No domingo, mais exaustos e virados que nunca, dividimos a equipe: uma parte ficaria no stand vendendo nosso único prato – Tábua de Queijos Especiais – e a outra ficaria montando praça para a semana seguinte.

IMG_7423

Queijos especiais e raros da nossa tábua

Fiquei na casa com o Tiago, um dos cozinheiros, descascando e cozinhando 50kg de mandioca em meio a delírios de sono e cortes nas mãos.

Costelão de Wagyu

Costelão de Wagyu

Quando você pensa que não, recebemos o chamado: Festa dos Chefs no domingo à noite na Casa da Insanidade Mental com direito a costelão de Wagyu e leitão na brasa feitos por ninguém menos que Mário Portella, o mestre da charcutaria.

Dá-lhe 7×1!

Comemos e bebemos como nunca ao lado de chefs estrelas pensando em qual seria nosso plano de ataque para a próxima semana…

Abraços insanos – Part 1,

Felipe Tavares

Anúncios

2 pensamentos sobre “Festival Gastronômico de Tiradentes – Part 1

  1. soraya disse:

    Que Lindo Felipe!Como sempre só eventos de sucesso! Quero muito ir a Festival de Tiradentes! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 309 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: