Vai encarar?
216 de dezembro de 2015 por Felipe Tavares
Quando o “Cozinha Confidencial” foi lançado, todo mundo ficou chocado quando Anthony Bourdain abriu o bocão e escreveu que não era seguro almoçar em restaurantes nas 2as feiras por estes servirem comida velha, restos, etc.
Muita gente pensa que isso é lenda urbana, que é exagero…Olia, não é não, viu?! Já passei por situações MUITO desagradáveis em determinados restaurantes:
“O molho de tomate azedou, chef!”
“Ferva bem e escume que ele volta!” (Volta da onde, Deus, do além?!)
“O que vou fazer com essas sobras de carnes que voltaram do buffet?”
“Guarda para fazermos Feijão Tropeiro daqui 3 dias…”
É, não me orgulho nem um pouco de contar isso. Mas quando somos iniciantes, o medo impera dentro da gente e acabamos aceitando estas ordens malucas, para não dizer outra coisa.
Recentemente um amigo de profissão confessou, triste da vida, que no empório gourmet em que ele trabalha a primeira função do dia das atendentes é trocar todas as etiquetas de validade dos produtos pela do dia. Daí fica nesse looping infinito até que o produto azeda/apodrece e o cliente fala: “Estranho, este produto nem venceu ainda…” (Filha, esse produto já venceu há 10 dias pelo menos…)
É nojento? É! Repugnante? É! Absurdo? É também!
Mas acontece mais que você imagina e não só em restaurantes beira de estrada. Estamos cansados de ver reportagens em que casas famosas estavam servindo produtos vencidos e mal armazenados.
Infelizmente vivemos num modelo viciado em crack em que os patrões buscam economizar de formas inimagináveis para não terem perdas e prejuízos devido a inúmeros fatores. E acabam chegando neste absurdo de colocarem em risco a saúde dos clientes. E claro, não é só isso, tem muita gente porca e sem noção nesse mundo também, não podemos esquecer.
Hoje, eu jamais aceitaria uma ordem pedindo para “voltar” um molho azedo ou guardar sobras de forma incorreta para serem usadas dias depois. E aconselho que você faça o mesmo se te pedirem.
E você, já passou por situações parecidas?
Abraços com nojo,
Felipe Tavares
Falou bem chefe, mas se falar tudo dá um livro bem grande, tipo enciclopédia Hahaha… Abração!!!
hahahah tem muita história pra contar dessa nossa vida na cozinha!
Abs.