Frente da Gastronomia Mineira
Deixe um comentário4 de fevereiro de 2016 por Felipe Tavares
Não sei se você tem reparado, mas de uns anos para cá, a gastronomia mineira conseguiu atravessar esse tanto de montanhas que temos aqui e chegou a lugares inimagináveis.
Citando as conquistas mais representativas, participamos do maior festival gastronômico do mundo – Madrid Fusión em 2013; o queijo da Estância Capim Canastra ganhando uma inédita medalha de prata em um concurso na França; nossas cervejas especiais acumulam dezenas de prêmios em festivais internacionais e, recentemente, fomos o primeiro estado a aprovar uma lei em prol do desenvolvimento da gastronomia (clique aqui)
Nos tornamos realmente o “Estado da Gastronomia” e para articular e incentivar novas ações, foi necessário nos organizarmos.
Surgiu então, em 2014, a Frente da Gastronomia Mineira – FGM. Uma instância que conta com a participação de profissionais e empresários do setor, instituições público e privadas, estudantes de gastronomia e entusiastas que tem como objetivo “Fomentar e promover ações estratégicas em rede de forma a dar visibilidade à gastronomia mineira, ter influência no ambiente político, gerando impactos positivos nas tomadas de decisão em prol do setor.”
Como o assunto é extenso e o perfil dos participantes variado, nos dividimos em três formas de atuação:
– Identificação, Valorização e Proteção dos Produtos e Modos de Fazer Tradicionais de Minas;
– Advocacy (defesa da Gastronomia Mineira);
– Promoção da Gastronomia Mineira
Participo desta iniciativa desde sua criação e é surpreendente como o projeto tomou corpo e, aos poucos, os objetivos vão sendo alcançados, os debates vão se intensificando e os resultados aparecendo por todo lado.
Então, te convido a conhecer o site da FGM (clique aqui), a participar dos nossos encontros mensais e, quem sabe não se tornar um membro?
Abraços mineiros,
Felipe Tavares