Comendo em Santiago do Chile

Deixe um comentário

16 de março de 2017 por Felipe Tavares

No início do ano viajei ao Chile e, claro, dentro da programação tive que incluir uma mega orgia gastronômica para provar tudo que a culinária local tem para oferecer.

A culinária chilena é bastante rica e extensa e vai de frutos do mar que ninguém nunca ouviu falar e que só tem por aquelas águas à pratos mais tradicionais com carnes e legumes. Vemos uma grande influência da culinária tradicional europeia, principalmente da espanhola nas técnicas de preparo e uso de condimentos.

Então vamos ao ranking mais exótico e saboroso que você verá hoje:

10 – Pastel de Choclo

O prato mais emblemático da culinária chilena, mas o menos saboroso em minha opinião (perdón, Chile). É um cozido que leva carne moída, frango, legumes, ovo cozido e, por cima, é coberto com uma massa de milho. Mas o que me incomodou é que o milho é gratinado com açúcar refinado. Aí parecia uma pamonha doce com carnes =/

img_7545

Pastel de choclo gigantesco e acima, um salmão ao forno mais maravilhoso que você pode comer na vida

9- Chacarero

Eleito pela revista Time com um dos 13 melhores sanduíches do mundo, ele leva lascas de carne na chapa, tomate, vagem, pimenta verde (aji) num pão maravilhoso tipo de hambúrguer.

img_8087

8- Sopapillas

Eu como qualquer coisa que vejo pela frente nas viagens. Penso assim: se tem fila e não tem turista, pode ir sem medo. Até hoje o mais bizarro que aconteceu foi comer um chouriço de sangue mal passado (cru) na Argentina.

Com este prato foi assim, vi um carrinho no meio do centro da cidade e lotado de chilenos comendo. Só falei: “Quero!” Ops, Quiero!

É uma massa frita feita com abóbora e farinha e por cima você coloca molho de pimenta e mais uns paranauê. Sequinha e maravilhosa, além de barato.

img_8197

Me dá 20, por favor.

7- Frutas

Se tem uma coisa linda e maravilhosa de se ver no Chile são suas frutas. Inacreditáveis, sério. Framboesas, amoras, cerejas, morangos, diversos tipos de pêssegos, umas que eu nunca tinha ouvido falar tipo chirimoya e todas, sem exceção, gigantescas e tão doces que parece que alguém jogou açúcar por cima.

6- Suco de framboesa

Tá, sei que eu já falei das frutas aí em cima e que o post é sobre comer e não beber. Mas este suco é uma história à parte. Não deixe de provar nunca este ícone chileno em sua viagem misture com vodka e seja feliz

Amei e nem tinha álcool, milagre!

Amei e nem tinha álcool

5- Sorvetes

Se um local tem frutas boas, com certeza seus sorvetes serão maravilhosos, certo? Não deu outra. Cada sorvete era uma surpresa maravilhosa. Claro que optei por sabores de fruta.

4- Peixes frescos

O Chile tem uma qualidade excepcional de peixes e frutos do mar. Destaque para o Congrio, Reineta e óbvio, o salmão chileno. No Mercado Municipal é possível encontrá-los frescos e em quase todos restaurantes da cidade é possível degustá-los.

3- Frutos do mar

Se os peixes são incríveis, espere para provar os frutos do mar. Você nunca terá visto variedade maior, formas mais estranhas e sabores inigualáveis. Vieira? Ostras? Mexilhões? Locos? Outros que não sei o nome? Tem também. Na dúvida, prove todos e seja muito, muito feliz! Isso sem falar na Centolla (King Crab) caranguejo gigante que você já deve ter visto na TV. Não é das coisas mais baratas na vida, mas vale muito a pena provar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 – Arrolado de huaso

No último dia de viagem consegui completar minha lista de pratos a serem degustados com essa maravilha num restaurante tradicional e espetacular de Santiago – Confiteria Torres.

Este prato é basicamente um looping de porco: carne da barriga envolta na pele do porco, cozido com especiarias e depois fatiado e grelhado. Espetacular é a palavra!

1 – Completo ou italiano

“Nossa, mas depois de comer tantas coisas você escolheu um cachorro-quente em primeiro lugar?” SIM!

Os chilenos amam sanduíches – quem não ama – e esse é o mais tradicional deles. É um cachorro-quente, mas nada daqueles “podrão” que comemos na rua. Pão caseiro, salsicha tipo viena, tomates fresquíssimos, maionese também caseira e creme de abacate (palta). Aliás, se tem uma coisa que os chilenos gostam mais que sanduíches é abacate. Você vai encontrá-lo nas combinações mais inimagináveis.

Comia um completo por dia em lugares variados para escolher o melhor. E pra mim foi na rede de lanchonetes Dominó. Tem uma loja em cada esquina da cidade, a higiene e atendimento são impecáveis, os pratos saem numa rapidez inacreditável e tem uma dezena de sanduíches diferentes. Você ainda pode escolher qual tipo de pão e carne você quer. Aliás, que pães meu Deus do céu!

Resumo: a culinária chilena é espetacular! Isso sem falar nas outras bebidas: vinhos com qualidade e preços incríveis, o pisco e suas variações, mote con huesillos…Quando for ao Chile coma e beba sem medo!

Abrazos chilenos,

Felipe Tavares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba as atualizações do Indo pra Cozinha por e-mail

Junte-se a 312 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: