Simplicidade não é simples
65 de dezembro de 2017 por Felipe Tavares
No último sábado visitei um dos meus lugares prediletos em BH, a Borracharia Gastrobar.
Para quem não conhece ou não é daqui, o lugar, como o nome diz é um bar/restaurante, mas com uma pegada gastronômica muito forte. Fica no fundo de um posto de gasolina, com uma decoração que vai de latas de óleo a quadros vintage de propaganda, mesas para turma e tem um atendimento informal – porém correto – que é um charme à parte. O cardápio tem várias opções de tapas, tira gostos, pratos individuais e para 2 pessoas.
O chef e proprietário de lá, Jaime Solares, tem um currículo invejável e para não ficar estendendo muito, vou resumir que ele morou na França por 5 anos, trabalhou no famoso Mirazur – 2 estrelas Michelin(!) antes de voltar para BH e abrir seu próprio negócio.
Como vou lá com frequência, sempre peço à ele ou aos garçons quais são as sugestões do dia, os pratos novos, se sobrou algo do almoço dos funcionários, etc. Nesta última visita depois de ter comido um surpreendente e macio pé de porco com ora pro nóbis com um molho que nos dava uma aula de como desengordurar um caldo, pedi ao garçom uma sugestão para o almoço.
Ele todo humilde me fala:
– Ah, hoje estamos servindo um peixe frito com farofa e banana. Tá saindo muito.
– Ok então, pode ser.
Algumas copos de cerveja depois, ouço alguns burburinhos vindo do salão. Todo mundo rindo, falando “eu quero isso também”; “que prato é esse?”; “péra, deixa eu tirar foto”. Era o meu prato, mas como você vai ver, não era um prato qualquer.
A pesada travessa de metal com seus absurdos 50 cm de comprimento trazia dentro um peixe Vermelho-Cioba enorme com uma perfeita crosta dourada. Em um dos lados, uma farofa de panko com graúdos camarões secos e o do outro, bananas da terra amarelas e lindas. ❤
Como dizem por aí, nós também comemos com os olhos e nesse quesito meu prato parecia uma celebridade cercado por paparazzis. Todos ao redor olhavam para ele.
Depois deste impacto inicial, comecei a degustar o prato ainda com vergonha, pois todos continuavam a nos olhar. A cada garfada eram algumas centenas de quilômetros que eu ia me aproximando de uma praia paradisíaca. A carne suculenta e mal passada – como deve ser – do peixe e seu gosto de mar. Depois a farofa, crocante e temperada na medida pelo inconfundível sabor do camarão seco. E a doçura das bananas era um contraste desejado que fazia com que todos elementos se completassem.
A alegria que eu sentia era algo próxima de um orgasmo (te juro). Eu arrepiava, ria como uma criança, meus olhos lacrimejavam e eu olhava para minha esposa para ter certeza que ela estava sentindo o mesmo que eu. Sim, ela também estava. A sensação era “real oficial”.
Ao tentar descrever estas emoções para o chef, ele me falou: “quê isso, Felipe, é SÓ um peixe frito, com farofa e banana, mas obrigado.”
Não, não era, aquilo era outra coisa. Era o melhor prato do meu ano (e dos últimos também), o TOP 3 da vida e ao provar, atingi um orgasmo no melhor estilo do sexo tântrico.
Então migxs, mores e pessoas de Gêmeos, quando for fazer uma comida, seja SÓ um peixe, só um arroz ou só uma “jantinha básica”, faça com amor, coloque sua alma lá, dê o seu melhor com os ingredientes que tem em mãos e nunca esqueça: a simplicidade não é simples.
Abraços deslumbrados,
Felipe Tavares
PS: Ah, você quer ver a foto do prato, né? Segue aí:
Categoria: Curiosidades | Tags: belo horizonte, borracharia gastrobar, gastronomia mineira, jaime solares, melhores restaurantes, mercado gastronômico
❤
Qual o preço desse prato?
Te respondendo para falar novamente que amo o seu site e que há 6 anos atrás te enviei um email falando sobre a minha vontade de largar meu curso e partir para a gastronomia. Você me falou que eu poderia terminar o curso e depois partir para a gastronomia. Pois bem, acabei de terminar o curso de gestão pública e fiz o vestibular de gastronomia no IFOP. Se passar, futuramente te envio um email falando sobre. Eu não desisti. Obrigada.
Abraços,
Camilla Amorim de Sena Medeiros
(031) 87662680
________________________________
Ei Camilla,
R$69 e serve duas pessoas.
Nossa, que bacana esse relato! Espero que eu tenha te dado o conselho certo na época…Não desista mesmo não e conte comigo se precisar de algo.
Sucesso pra vc!
To babando aqui!!!!!!!
❤ ❤
‘”A alegria que eu sentia era algo próxima de um orgasmo (te juro). Eu arrepiava, ria como uma criança, meus olhos lacrimejavam”‘
kkkkkkk amei…
vou ter qui compartilhar…
hahah fique à vontade!